O Olá para o blog e quero ser veterinária
Olá queridos! Esse deve ser um dos 10 blogs que já criei, mas esse será voltado a minha profissão, algo que escolhi para minha vida e para me dedicar de coração. Decidi criar esse blog por incentivo do meu namorado, Stephan, que disse que seria uma boa eu contar, através de um blog, a minha experiência como graduanda em veterinária e, até mesmo, ajudar muitas pessoas que estão também em graduação em veterinária e falar também de curiosidades em geral do mundo animal. Enfim, nesse blog haverá de tudo um pouco (ou até demais haha) sobre o mundo animal.
Agora sem papo furado, vamos ao que interessa. Desde pequena sempre fui apaixonada por animais, e não é a toa né? Criada cercada de muitos e com uma familia que sempre foi muito apegada a animais (meu avô criava de galinhas e coelhos a cavalos e vacas e meus irmãos sempre tiveram gatos e cachorros), ou seja, desde pequena eu convivia com os animais e queria isso pra minha vida.
Era louca pelo Sergio Rangel (sim, aquele biólogo da Eliana), meu sonho era SER ELE quando crescesse, lembro até de ter escrito isso em uma atividade da escola, aquelas do tipo “o que você quer ser quando crescer?” Resposta: Sergio Rangel. Cresci e vi que a vida de bióloga não era realmente o que eu queria, queria mais contato com animais, poder cuidar, amar e, acima de tudo, salvar suas vidas. Conheci o que era ser um veterinário depois que minha gatinha de estimação, a Estrela, foi envenenada e acabou morrendo quando eu tinha uns 7 ou 8 anos e depois disso eu decidi que queria ser veterinária pra poder salvar a vida de todos os animais!
Cresci com essa ideia até meu 1° ano do ensino médio. Estudava em uma escola grande, daquelas em que colocam na tua cabeça que só existe 3 profissões no mundo: medicina, direito e engenharia. Então, além de ser de uma escola grande, eu era da “turma olimpica” uma turma para pessoas, vamos dizer, mais dedicadas ao estudo. A maioria da minha sala ou queria direito, ou queria medicina, então passei a crer cegamente que o que eu mais queria era ser médica (e não serei?), que estava destinada a isso. Cheguei a fazer 1 ano de cursinho porque, como vocês sabem, entrar em uma faculdade de medicina não é tão fácil assim (não mesmo).
No final do ano de 2013 eu acabei me inscrevendo sem querer em Veterinária na Universidade Estadual do Ceará, na hora da inscrição, ao invés de colocar Medicina, cliquei em Medicina Veterinária e assim foi. Fiz o vestibular e fiquei nos “classificaveis”, mas não coloquei interesse pois ainda fantasiava com medicina humana.
2014 foi meu ano de cursinho, foi o ano menos produtivo e mais depressivo (?) da minha vida de pré-vestibular. Tinha muitas e muitas aulas e muitas apostilas com conteúdos que eu já não aguentava mais. E eu estava triste por não ter me matriculado em veterinária, não me sentia como meus amigos de cursinho, loucos pra passar em medicina humana. Fui conversando com umas pessoas que ja cursavam veterinária e até com profissionais ja formados e decidi: Vou fazer o vestibular novamente para veterinária, se eu passar é por que é pra ser. Passei! E a primeira pessoa que soube que eu passei foi minha mãe, que logo soltou um “Tô tão orgulhosa de você” e um tempo depois um “eu via você tentando para medicina, mas no fundo sabia que você nasceu pra ser veterinária”, ela falou a ultima frase depois que eu cheguei de uma aula que eu tive na faculdade com o sorriso de uma ponta a outra do rosto.
Sei que para primeiro texto o texto ficou bem longo, mas eu precisava começar contando essa história aqui e para finalizar, minhas dicas para quem pensa em entrar no curso são:
1° converse com pessoas que cursam ou que ja são formadas, isso irá ajudar bastante, me fez conhecer melhor a profissão. Veterinária não é só “cuidar de bichinhos” tem um imenso mundo dentro da profissão, acreditem.
2° O curso não é as mil maravilhas, tem seus lados ruins, como todo curso. Haverão cadeiras que vocês vão arrancar os cabelos; haverá muitas vezes em que vocês vão pensar em desistir, achar que não vale a pena. Mas haverá também muitos momentos incríveis que só a veterinária poderá lhe proporcionar.
3° Se for isso que vocês realmente querem, NÃO DESISTAM. É muito complicado, tanto na parte do vestibular, quanto no curso em si, mas, no final, quando vocês tiverem realizados profissionalmente, irá recompensar.
Obrigada por chegarem até essa parte do texto e bem vindos ao blog!