top of page
  • Bianca Vasconcelos

3° Congresso Mundial de Oncologia Veterinária


Semana passada ocorreu o World Veterinary Cancer Congress (WVCC) nos dias 25 a 29 de maio. Em sua 3° edição, ocorrida na cidade de Foz do Iguaçu no Paraná, o congresso contou com oncologistas de cada parte do mundo, trazendo, em suas palestras, pesquisas e inovações na área da oncologia veterinária. Dentre os palestrantes haviam oncologistas veterinários, oncólogos e geneticistas. Eu tive o prazer de poder ir a esse congresso e acompanhar tudo de perto e poder contar como foi minha experiência com todos vocês.

Bom, o congresso já começou com uma palestra bastante inspiradora do Dr. Gordon H. Theilen, onde ele falou sobre sua vida até virar oncologista veterinário (falou sobre sua autobiografia intitulada "The boy with the wounded thumb"), sobre as inovações na área da oncologia veterinária e sobre essa "guerra" contra o câncer. O Dr. Gordon é um dos renomados cientistas veterinários que fundou a disciplina de oncologia veterinária nos anos 60 e é conhecido com o Pai da Oncologia Veterinária nos EUA.

O outro almoço foi patrocinado pela Merial, que falou sobre a COX-2 e anti-COX-2 na oncologia canina (que poderá até ser um futuro assunto a ser tratado aqui no blog, né?).

Evolução do tratamento com 1mg de EBC-46 das 5 horas após a aplicação até o dia 42

Haviam também muitos stands espalhados pelo evento e alguns deles me chamaram bastante atenção. Um deles foi o da Vet Câncer, que apresentou a VetCP 125, a primeira e única máquina de Eletroquimioterapia brasileira, sim amigos, brasileira. A empresa também apresentou o Curso de Eletroquimioterapia, que é o I curso dedicado integralmente à eletroquimioterapia.

A eletroquimioterapia (EQT) já é bem utilizada em centros de oncologia humana na Europa. A EQT é uma técnica de controle localizado de neoplasias e consiste na associação de um campo elétrico com um agente antineoplásico. As características interessantes da EQT são a sua observável seletividade ao tecido neoplásico e sua eficiência em neoplasias de qualquer origem histológica.

Máquina de Eletroquimioterapia da Vet Câncer

Outro stand que me chamou bastante atenção foi o da Pet Care, onde, conversando com uma das representantes da empresa, descobri que em julho/agosto desse ano estará em funcionamento a Clinac 600CD-Varian (um equipamento de radioterapia capaz de tratar tumores mais profundos e distribuir as doses de radiação de forma mais homogênea, diminuindo, assim, os efeitos colaterais) no Centro Oncológico Veterinário Pet Care no Morumbi em São Paulo. O mais interessante de tudo isso é que, conversando com essa representante, descobri que eles estão fazendo uma parceria com um hotel que aceita animais para que pessoas de outras regiões possam se hospedar enquanto seu animal faz o tratamento. Legal né?


Dr. Alexandre Figueiredo e eu no WVCC 2016

Então, essa foi um pouco da minha experiência no WVCC 2016, o próximo ocorrerá apenas em 2020 no Japão, no qual talvez eu esteja também presente pois já estarei formada (hahaha).

Mas os congressos desse ano não acabam por aqui! Nos dias 25 a 29 de julho estarei no IV​ Congresso Estudantil de Medicina Veterinária da UECE (CESMEV), que ocorrerá na Universidade Estadual do Ceará, que irá abranger diversas áreas da medicina veterinária e que irá contar com palestrantes de várias partes do Brasil.

Como fiz com o de oncologia neste post também farei com o CESMEV, para que quem tem interesse poder conhecer mais um pouco e quem não pôde estar presente poder ver o que rolou.


Papelada que acumulei durante o congresso

PROCURE POR TAGS:
POSTS RECENTES:
bottom of page