top of page
Bianca Vasconcelos

Orca, a BALEIA assassina?

Muitos ja devem ter dito ou até mesmo ouvido esse termo, certo? Mas ele está mesmo certo? A orca é mesmo uma baleia? Antes de respondê-los, vamos tentar descobrir de “onde vem” a orca.

A Orca é um mamífero marinho, da ordem dos Cetáceos, que compreende o grupo dos golfinhos, botos e baleias. Os Cetáceos são divididos em duas subordens:

ODONTOCETOS, cetáceos que possuem dentes. Geralmente os dentes são todos iguais e existe apenas uma dentição, ou seja, não há substituição de dentes perdidos ao longo da vida. Se alimentam de peixes de vários tamanhos e cefalópodes, podendo, no caso da orca, devorar animais como focas e pingüins.

Dentes de uma orca.

MISTICETOS, que possuem dentes embrionários que caem antes do nascimento e, em seu lugar, crescem lâminas cônicas epidérmicas que pendem da maxila superior. Estas lâminas (barbatanas), são feitas de queratina. São estruturas córneas parecidas com unhas que ficam enraizadas na porção superior da boca e em forma de um triângulo reto comprido. A alimentação dos misticetos consiste basicamente de zooplanctons e de pequenos crustáceos e algumas espécies costumam predar sobre cardumes de peixes de pequeno porte.

A Orca faz parte dos odontocetos, pois possui dentes e é essencialmente carnívora, ou seja, é mais próxima dos golfinhos. Diferentemente das Orcas, as baleias, que fazem parte da subordem dos misticetos, seus dentes não tem a função de rasgar ou triturar o alimento, mas sim de filtrar a água e recolher o alimento.

Mas de onde vem a expressão “Orca, a baleia assassina?”

O termo “baleia assassina” veio do inglês “killer whale” que foi originado do “whale killer”. As orcas ganharam o nome de whales killer (Matadora de baleias) devido alguns marinheiros a chamarem assim por terem visto algumas espécies de orcas predarem baleias. Com o passar do tempo, o nome foi gradualmente mudado para killer whale (baleia assassina).

Queria agradecer de antemão a professora Sandra Salmito que falou sobre o assunto e me ajudou a ter inspiração para criar este post.

Referências:

http://seaworld.org/animal-info/animal-infobooks/killer-whale/scientific-classification/. Acesso em: 01 de dezembro de 2015.

JACOBINA, Ana Maria Souza. Os Cetáceos. Monografia apresentada à faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário de Brasília como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Licenciado em Ciências Biológicas.

PROCURE POR TAGS:
POSTS RECENTES:
bottom of page