top of page
  • Bianca Vasconcelos

Médico Veterinário: o médico do cão e do gato?

No primeiro post deste blog eu falei que tem um imenso mundo dentro da Medicina Veterinária. Bom, tentarei explicar mais sobre essa profissão linda e esse "mundo" cheio de oportunidades.


Muitas pessoas veem o médico veterinário como o médico do cão e do gato, mal sabendo elas quão vasta é a profissão e que esta não se resume apenas a "Clínica de pequenos", como costumamos falar.


Os médicos Veterinários trabalham em muitos lugares e em diferentes áreas de atuação. A mais comum e mais conhecida é a CLÍNICA, onde pode-se atrabalhar na clínica de silvestres, pequenos e grandes animais; cirurgia de animais; em um hospital veterinário ou em laboratórios de diagnósticos.


médicos veterinários atuando em diversas áreas

Na área de SAÚDE PÚBLICA planeja; fiscaliza e coordena programas de defesa sanitária e vigilância sanitária; atua na inspeção sanitária animal; no combate ao bioterrorismo e em ações emergenciais após desastres naturais; no combate, controle e busca da erradicação das zoonoses. É responsável pelo controle da sanidade, diagnóstico e tratamento para garantia da saúde de animais e pessoas e integra as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).


Esquema de zoonoses (doenças que podem ser transmitidas entre os animais vertebrados e o homem)

No BEM-ESTAR ANIMAL incentiva práticas de produção sustentáveis e de respeito ao bem-estar do animal e atua em laboratórios de experimentação animal para garantir o bem-estar aos animais.


Na PESQUISA atua nas áreas de pesquisa animal; pesquisa biológica; laboratório de produtos veterinários; manipulação de medicamentos e produtos de beleza animal; controle de resíduos de medicamentos e metais pesados; na indústria animal, em universidades, zoológicos e hospitais. Destaca-se mundialmente pelos avanços na reprodução animal, produção in vitro, clonagem e sequenciamento genético.


Na área AMBIENTAL destaca-se na vigilância ambiental (análise de impacto no meio ambiente, resíduos e gestão ambiental); desastres humanos e naturais; atua na apicultura, ranicultura, piscicultura e demais atividades e segmentações com animais; trabalha na preservação de animais selvagens, em perícia técnica, judicial e ambiental e é responsável por programas de gestão e educação ambiental.


No ESPORTE está presente em competições de animais, avaliando a saúde de animais de competições esportivas e a possível ingestão por eles de medicamentos e hormônios proibidos.


E por último, mas não menos importante, na área de ALIMENTAÇÃO, trabalhando em laboratórios de análise de alimentos, matadouros e frigoríficos; atua em supermercados para fiscalização da qualidade dos alimentos; na fábrica de conservas de carne e pescado; nas fábricas de ração e laticínios e na agropecuária.



Como já havia mencionado antes, a veterinária é uma profissão muito vasta e cheia de oportunidades, não é feita só para quem quer trabalhar "sendo médico de bichinhos", é um mercado bem amplo e cabe ao profissional da área saber se destacar neste mercado e, acima de tudo, amar a profissão para, enfim, ter sucesso financeiro e pessoal.



PROCURE POR TAGS:
POSTS RECENTES:
bottom of page